(31) 9 99503816

"Quem se sente reconhecido como sujeito pensante, aprende".

Conceitos / Psicopedagogia

A Psicopedagogia tem como propósito abrir espaços objetivos e subjetivos de autoria de pensamento, entrelaçando inteligência-desejo, dramatizado, representado, mostrado e produzido em um corpo.

O objeto de estudo da psicopedagogia é o processo de aprendizagem em seus padrões normais e patológicos. É o reconhecimento das modalidades de ensino e de aprendizagem e a possibilidade de sua ressignificação.

Com relação às modalidades de inteligência, achamos interessante para o leitor resumir esta modalidades, de acordo com a visão de Fernãndez (1991) e Pain (1986) , estabelecendo as relações e conseqüências na aprendizagem.

Hipoassimilação
- Modalidade: pobreza de contato com o objeto, esquemas de objeto empobrecidos.
- Conseqüência: incapacidade de coordenar estes esquemas, défict lúdico e criativo, prejuízo da função antecipatória, da imaginação e da criação.

Hiperassimilação
- Modalidade: precocidade na internalização dos esquemas representativos, predomínio do lúdico e da fantasia, subjetivação excessiva.
- Conseqüência: não permite antecipação de transformações, desrealização do pensamento, resistência aos limites, dificuldade para resignar-se.

Hipoacomodação
- Modalidade: não respeito ao ritmo, tempo da criança não obediência à necessidade de repetição de uma experiência, reduzido contato com o objeto.
- Conseqüência: déficit na representação simbólica, dificuldade na internalização das imagens, problemas na aquisição da linguagem, falta de estimulação, abandono.

Hiperacomodação
- Modalidade: superestimação da imitação, reduzido contato com a subjetividade, falta de iniciativa, obediência cega às normas, submissão, não dispõe de suas experiência anteriores.
- Conseqüência: superestimulação da imitação, falta de iniciativa, obediência acrítica às normas, submissão.

A partir deste esquema sobre as modalidades de inteligência, o sujeito constrói sua não-aprendizagem, da seguinte forma:
Hipoassimilação/Hiperacomodação
- Alunos “bonzinhos”, mas não colocam significados; imitação estereotipada. - Modalidade dominante na escola.

Hiperassimilação/Hipoacomodação
- Problemas de aprendizagem com estrutura psicótica ou de Sintoma.

Hipoassimilação/Hipoacomodação
- Não reproduz, não fantasia. - Inibição Cognitiva.

Outro aspecto que o psicopedagogo deverá considerar: o processo ensino-aprendizagem é sempre um caminho de via dupla. As modalidades de aprendizagem que interferem neste processo dizem respeito não exclusivamente ao aprendente, mas também ao ensinante. Isso nos leva a refletir na nossa própria modalidade de aprendizagem, uma vez que ela poderá construir uma modalidade de ensinagem geradora de modalidades de aprendizagem patógenas.
A Pedagogia trabalha fazendo com que as coisas sejam pensadas, a Psicopedagogia busca fazer com que sejam pensáveis, é a autoria de pensamento. O grande salto do aprender é o sujeito se permitir pensar.

Metodologia - A avaliação psicopedagógica é realizada em 04 (quatro) sessões, sendo 02 (duas) com a família e 02 (duas) com a criança e/ou adolescente. Após a avaliação e a indicação do acompanhamento semanal é feita uma visita à escola para entrevistas com professores e orientadores visando uma parceria com todos os profissionais que lidam com o sujeito em questão. Se necessário também são realizadas sessões com pais, irmãos e outros envolvidos no processo.